Reflexão Final 

A Unidade Curricular (UC) Habitats Digitais: Potencial Pedagógico surge no âmbito do Mestrado em Educação, dinamizado pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE).
Esta UC surge como um espaço essencial para o desenvolvimento de competências digitais fundamentais num mestrado que, a funcionar 100% online, nos prepara para os desafios profissionais futuros, mas também nos transforma em cidadãos digitais mais conscientes, responsáveis e capazes de contribuir para um ambiente virtual mais inclusivo.

Nesta unidade foram abordadas três temáticas que se complementam:
1) Conceitos e Fundamentos – onde se abordaram os conceitos E-learning, B-learning, Ensino Remoto Emergencial, que conduziram à reflexão das práticas pedagógicas, salientando a importância da necessidade de transitar para uma educação digital de qualidade em que se releve a flexibilidade como meio de (re)organização do ensino.
2) Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica – relacionado com os referenciais que enquadram o digital e a prática, visando a reflexão sobre as transformações na educação para a promoção de melhorias no ensino e para ampliar habilidades de desenvolvimento como a criatividade, a colaboração e o espírito crítico.
3) Comunidades e Práticas – com abordagem às comunidades de aprendizagem, de inquirição e de prática, com relevância para a transformação do papel do professor .enquanto facilitador de aprendizagens que alarga as oportunidades de aprendizagem e potencializa o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo dos alunos. 

No que se refere aos recursos disponibilizados pelo professor, estes foram variados (artigos, vídeos, imagens…) e pedagogicamente adequados às temáticas abordadas, sendo fornecidos semanalmente para leitura e análise, servindo de apoio para a realização das tarefas solicitadas e contribuindo para a aquisição de conhecimento visando a sua aplicabilidade nos trabalhos propostos.
Quanto às tarefas propostas tiveram uma periocidade semanal, com execução individual e/ou em grupo e englobaram: Fórum de Apresentação, Fórum de Reflexão, Fórum de Esclarecimentos, Glossário Colaborativo e Trabalho Reflexivo.
Relativamente ao papel do professor, este assumiu sempre uma postura flexível, demonstrou preocupação em potencializar o desenvolvimento de conhecimentos e competências, disponibilizando-se e esclarecendo dúvidas, assumindo um papel facilitador de aprendizagens ao valorizar as contribuições individuais e/ou coletivas, através do feedback e do reforço positivo, assumindo um papel encorajador, incutindo a resiliência e promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e dinâmico.

Apesar de considerar que todas as tarefas propostas ao longo desta UC têm a sua importância específica, as tarefas que mais me desafiaram na sua realização foram as realizadas em grupo, nomeadamente a construção do mapa conceptual, pela dinâmica que o meu grupo de trabalho conseguiu criar e pelas características desta tipologia de trabalho que, reuniram a autonomia e a reflexão, a cooperação, a partilha e a colaboração para a construção de um produto final

A realização de um curso pós-laboral é sempre um desafio, por vezes com mais ou menos dificuldades e que testam as nossas capacidades e também a nossa resiliência. Durante a execução das tarefas propostas nesta UC, deparei-me com alguns obstáculos, nomeadamente, a autodisciplina e a constante reflexão sobre as minhas capacidades, mas acima de tudo enfrentar o desafio da gestão de tempo - vida pessoal, profissional e académica/formativa. No que se refere às tarefas propriamente ditas, a dificuldade sentida prendeu-se com a apresentação do glossário colaborativo, não pela tarefa em si, mas pelo facto de não haver um suporte onde cada um mencionasse o conceito que iria desenvolver para o glossário. Tal situação obrigou a que, no meu caso, tivesse de refazer a mesma tarefa sucessivas vezes (por verificar que já havia uma publicação idêntica). Assim, esta situação originou várias vezes o desânimo, pois tive a sensação de que a tarefa tomava o lugar de uma espécie de "corrida contra o tempo" em vez de uma aprendizagem.

Publicado em 12/novembro/2024

Ana Silvestre; Miguel Domingos; Suzana Vicente; Zulmira Fino
Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.