TEMA 1 - Habitats Digitais: Conceitos e Fundamentos
Objetivo:
• Refletir em torno do Tema 1 com particular atenção aos conceitos introdutórios que nele são tratados: e-Learning, b-Learning e Ensino Remoto Emergencial / de Emergência.
•Depois de observar atentamente, escolha um dos Cartoons (1, 2, 3 ou 4) e comente no respetivo tópico
ORIENTAÇÕES DE LEITURA
Aires, L. (2016). E-Learning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teórica. RIED, 19(1), 253-269. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/5034/1/14356-27074-1-PB.pdf
Fernandes, J. (2021). Do Ensino a Distância ao Ensino Remoto de Emergência: Desafios da Terminologia Pós-Covid19. Polissema–Revista de Letras do ISCAP–(21). https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/20770/1/9.DO%2BENSINO%2BA%2BDISTÂNCIA%2BAO%2BENSINO%2BREMOTO%2BDE%2BEMERGÊNCIA.pdf
Reflexão- Cartoon 2 O ritmo da mudança

O cartoon 2 – Ritmo da mudança, representa bem o que aconteceu no nosso país e no mundo, provocado pela COVID-19. Tornou-se urgente, de um dia para o outro, dar respostas educativas nos diferentes níveis de educação/ensino.
Esta mudança, mostrou diferentes ritmos de norte a sul de Portugal e expôs algumas fragilidades ainda, existentes no sistema de educação/ensino. As diferentes realidades sociais, culturais e económicas existentes no país, condicionaram a rapidez e eficácia dessas respostas apesar do empenho de todos em dar o seu melhor.
Assim, surgiu o (ERT) ou Ensino Remoto Emergencial que veio permitir, como refere Fernandes (2021) "…um novo e temporário espaço educativo, criado para satisfazer exigências mínimas; um modelo improvisado, cuja característica essencial seria assegurar a continuidade da atividade letiva". (p.228)
Para que tal acontecesse, foi bastante evidente a capacidade de resiliência do corpo docente, das crianças e alunos, das famílias e da comunidade em geral.
Este período, possibilitou diferentes aprendizagens a nível digital, na utilização de diferentes plataformas, inovação no uso dispositivos eletrónicos diversificados, criação e adaptação de materiais educativos à nova realidade.
Marcou uma mudança na educação.
Referências Bibliográficas:
Fernandes, J. (2021). Do Ensino a Distância ao Ensino Remoto de Emergência: Desafios da Terminologia Pós-Covida-19;
Comentário ao Cartoon 3 - Transformação digital e mudança organizacional

A pandemia Covid -19, veio trazer forçosamente ao ensino e à educação uma mudança que a princípio foi avassaladora, obrigando toda a comunidade escolar a adaptar-se a um novo normal.
O Ensino Remoto de Emergência, tornou-se a resposta mais rápida e eficaz , apesar de estar "prisioneiro de calendários e de horários rígidos que se tornaram profundamente fatigantes e que dificultaram a adoção de práticas do "verdadeiro" Ensino a Distância, em particular no que diz respeito à flexibilidade que este pressupõe para atender aos ritmos individuais (Fernandes,2021,p228)
Mostrou-nos que é necessário e urgente pensar e refletir sobre práticas, metodologias, organização, avaliação e os seus momentos, tempo e a forma como o gerimos, entre outros aspetos.
Comentário ao Cartoon 4 - Evolução da transformação digital

Se por um lado, a evolução humana, se processou na linha do tempo de forma gradual de acordo com as suas necessidades, básicas, imediatas. Por outro lado, evolução da transformação digital nos últimos anos, ocorre de forma quase abrupta. Todos os dias há uma novidade e ainda, nem nos deu tempo de nos ambientarmos à anterior já nos encontramos a usar outra. A desatualização parece uma constante...
Na educação foi um processo semelhante, estava a ser construído um caminho, quando de repente com a Pandemia, tudo ganhou outra urgência.
Glossário Colaborativo
T - Tecnologias Digitais

Fonte de Imagem : https://educacao.catalao.ufg.br/p/34108-educacao-e-tecnologias-digitais-no-ensino-superior
Com a " ...crescente digitalização das instituições de ensino e a necessidade de que todas as pessoas sejam capazes de comunicar e interagir socialmente através de tecnologias digitais têm suscitado interesse das políticas europeias, como é evidenciado em compromissos assumidos pelos Estados Membros nos últimos 20 anos."(Marcelo Coppi et al., p.1-20, 2022)
Após a COVID-19, vários foram os estudos publicados sobre o uso das tecnologias digitais em contextos de educação. Estes estudos visaram as dificuldades sentidas pelos docentes e pelos alunos, durante o Ensino à Distância.
Com o Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 (Comissão Europeia,2020), Portugal comprometeu-se proceder à modernização e inovação do sistema educativo através da integração de tecnologias digitais, com a implementação do Plano de Ação para a Transição Digital.
Sendo os três principais pilares : o acesso a equipamentos individuais e garantia de conectividade móvel gratuita, a capacitação digital dos docentes e o acesso a Recursos Educativos Digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que promovam e estimulem a criatividade e a inovação no processo de ensino-aprendizagem.(DGE, junho 2024)
Palavra(s)-chave: Tecnologias Digitais, Educação.
Referências Bibliográficas:
Marcelo Coppi et al., Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e19842, p. 1-20, 2022
Publicado em 6/11/2024
Reflexão pessoal relacionada com a abordagem do Tema 1
Ao longo do tema 1, foram abordados diversos conceitos e fundamentos como o e-learning, o B-learning e o Ensino Remoto Emergencial que tiveram uma grande pertinência durante o período de pandemia da Covid-19, no contexto educativo e formativo. Até essa data, as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), eram abordadas e utilizadas como ferramenta de trabalho e apoio. Contudo, com a Covid- 19, o mundo teve que se "transformar", os contextos educativos e formativos ficaram totalmente dependentes das TIC. O ensino presencial tornou-se, de um dia para o outro, em ensino à Distância (E@D) o que desencadeou uma (re)adaptação de todos os intervenientes.
Toda esta situação revelou as fragilidades, ainda existentes, das tecnologias no ensino/formação, ao nível das competências, dos equipamentos e outros. Ainda assim, foram as tecnologias que nos permitiram continuar a desenvolver a "atividade letiva", noutros moldes E@D. Conduziu também, a uma reflexão profunda sobre a necessidade valorizar mais os ambientes virtuais de aprendizagem tornando-os, um complemento importante do ensino presencial