Reflexões

Nota explicativa:

A reflexão de cada um dos três temas é feita em termos gerais, ou seja, com base nas tarefas, no âmbito de cada tema - reflexão, comentários e glossário colaborativo.
Assim, é elaborada uma abordagem reflexiva da temática e dos conceitos estudados (pela mesma ordem de apresentação), comentando-os de uma forma geral, englobando e interrelacionando os conhecimentos adquiridos.
Por fim, é feita uma reflexão autoavaliativa sobre o trabalho desenvolvido e a realização das tarefas, terminado com referência às aprendizagens desenvolvidas decorrentes da realização das tarefas.

Reflexão do Tema 1 - e-learning, b-Learning e Ensino Remoto de Emergência (ERT)

A transformação digital tem revolucionado diversas áreas e a educação não é exceção. A pandemia da COVID-19 trouxe uma transformação sem precedentes nas escolas. Esta transição não só modificou o modo como os alunos aprendem, mas também como os professores ensinam, exigindo adaptabilidade e inovação no contexto escolar. Se a integração das tecnologias digitais nas escolas estão a promover mudanças significativas nas metodologias de ensino, em que os professores enfrentam desafios e oportunidades na sua integração, também assistimos a um desafio à mudança organizacional nas escolas.
O ensino remoto à distancia (ERT) representa uma abordagem inovadora na educação, contudo embora ofereça vantagens enfrenta também desafios, incluindo a necessidade de infraestruturas adequadas e a garantia da qualidade pedagógica. 
Assim, numa sociedade digital em que a transição para modelos pedagógicos digitais, no presente e no futuro, é inevitável, importa destacar a necessidade de transitar para uma educação digital de qualidade em que se releve a importância da flexibilidade como meio de (re)organização do ensino para atender aos ritmos individuais dos alunos. 
No âmbito do Tema 1 – Conceitos fundamentais - considero que os objetivos dos trabalhos solicitados foram atingidos, permitindo o desenvolvimento de conceitos básicos designadamente no âmbito do e-learning, b-Learning e Ensino Remoto de Emergência (ERT).
A realização de trabalho individual é sempre um desafio, por vezes com mais ou menos dificuldades e que testam as nossas capacidades e também a nossa resiliência. Durante a execução das tarefas propostas, deparei-me com alguns obstáculos, nomeadamente, o sentir necessidade de complementar as minhas leituras com pesquisas sobre os assuntos abordados neste tema, a autodisciplina e a constante reflexão sobre as minhas capacidades, mas acima de tudo enfrentar o desafio da gestão de tempo - vida pessoal, profissional e académica ou formativa. Contudo, considero que as experiências e as reflexões conseguidas foram promovedoras de uma aprendizagem importante para o desenvolvimento de competências e nomeadamente das minhas capacidades profissionais e formativa. Além disso, posso afirmar que a forma como encaro o uso das tecnologias digitais no futuro será com toda a certeza numa perspetiva diferente daquela que defendia, com maior consciência da sua utilidade e em que contexto pedagógico.

Publicado em 10/novembro/2024

Reformulado em 12/novembro/2024



Reflexão do Tema 2 - Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica

A dimensão pedagógica digital é um fenómeno que redefine as práticas pedagógicas atuais, promovendo o acesso a um grande número de informações e acima de tudo de recursos tecnológicos. No futuro da educação, a integração das tecnologias digitais não potencia apenas os aprendentes como também transforma o papel do professor e do aluno. A adaptação de experiências de aprendizagens facilitada por plataformas variadas, permite que cada estudante avance no seu próprio ritmo, desenvolvendo habilidades essenciais para a era digital, como a criatividade, a colaboração e o espírito crítico. É neste sentido que se pretende promover melhorias na educação e ampliar as oportunidades de desenvolvimento.
Assim, é crucial a reflexão sobre estas transformações na educação para que, os educadores e as escolas ou instituições de ensino se preparem para formar cidadãos aptos enquanto utilizadores das tecnologias digitais e que possam contribuir significativamente num mundo que se transformou numa "aldeia global". Por conseguinte, cabe aos docentes enquanto agentes educativos enfrentar os novos desafios da educação e promoverem a capacitação digital, no âmbito profissional colaborativo e comunicativo; acresce ainda a importância essencial para necessidade do investimento na profissionalização e na formação contínua dos educadores.
No âmbito do Tema 2 – Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica, considero que os objetivos dos trabalhos solicitados foram atingidos, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da dimensão pedagógica digital, inovação do ensino e uso das tecnologias digitais.
Considerando que no contexto educacional atual é certa a necessidade de uma educação que se adapte às novas realidades, é também nesta linha de pensamento que, usualmente procuro formação profissional. Assim, vejo a elaboração destas tarefas como uma mais-valia, ao permitir-me a auto-reflexão sobre a minha experiência e utilização de ferramentas digitais no ensino. Embora habitualmente costume recorrer e promover o uso de ferramentas digitais em sala de aula, através dos trabalhos realizados, no desenvolvimento das tarefas relacionadas com este tema contactei com algumas plataformas educativas ainda não experimentadas e/ou que desconhecia e que num futuro próximo farão parte da minha pratica pedagógica a desenvolver com os alunos.   

Publicado em 10/novembro/2024

 

Reflexão do Tema 3 - Comunidades e Práticas

As comunidades de aprendizagem representam um modelo de educação colaborativo, que promove a construção coletiva do saber e o desenvolvimento de competências. Nestas comunidades, onde os indivíduos possuem conhecimentos e experiências, a interação é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e para promover uma troca significativa de conhecimentos entre os grupos.
É neste contexto que, o papel do professor se transforma num facilitador da aprendizagens, capaz de valorizar as contribuições individuais e coletivas, potencializando o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, e alargando as oportunidades de aprendizagem.
No âmbito do tema trabalhado, considero que os objetivos das tarefas solicitados foram atingidos, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das Comunidades e Práticas. Por outro lado, o trabalho colaborativo, a interação, as partilhas e as reflexões com os elementos do meu grupo e toda a dinâmica de trabalho desenvolvida, permitiu que conseguíssemos realizar com sucesso, as diversas tarefas que nos foram solicitadas. Nesta experiência de partilha e troca de conhecimentos, confirmei que a riqueza dos saberes e experiências promovidas pelo trabalho colaborativo é única, tem um papel relevante no que se refere à diversidade de ideias enriquecedoras no processo criativo, e principalmente é um elemento que contribui para melhoria de resultados. Considero por isso que, toda a interação de uma comunidade colaborativa é sem dúvida um meio de promoção de aprendizagens, apesar de, por vezes, termos de enfrentar algumas dificuldades de coordenação de tarefas, em diversos sentidos.

Publicado em 10/novembro/2024

Ana Silvestre; Miguel Domingos; Suzana Vicente; Zulmira Fino
Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora