Reflexões
Nota explicativa:
A reflexão de cada um dos três temas é feita em termos gerais, ou seja, com base nas tarefas, no âmbito de cada tema - reflexão, comentários e glossário colaborativo.
Assim, é elaborada uma abordagem reflexiva da temática e dos conceitos estudados (pela mesma ordem de apresentação), comentando-os de uma forma geral, englobando e interrelacionando os conhecimentos adquiridos.
Por fim, é feita uma reflexão autoavaliativa sobre o trabalho desenvolvido e a realização das tarefas, terminado com referência às aprendizagens desenvolvidas decorrentes da realização das tarefas.
Reflexão do Tema 1 - e-learning, b-Learning e Ensino Remoto de Emergência (ERT)
A transformação digital tem revolucionado diversas áreas e a educação
não é exceção. A pandemia da COVID-19 trouxe uma transformação sem precedentes nas
escolas. Esta transição não só modificou o modo como os alunos aprendem, mas
também como os professores ensinam, exigindo adaptabilidade e inovação no contexto escolar.
Se a integração das tecnologias digitais nas escolas estão a promover mudanças
significativas nas metodologias de ensino, em que os professores enfrentam
desafios e oportunidades na sua integração, também assistimos a um desafio à
mudança organizacional nas escolas.
O ensino remoto à distancia (ERT) representa uma abordagem inovadora
na educação, contudo embora ofereça vantagens enfrenta também desafios,
incluindo a necessidade de infraestruturas adequadas e a garantia da qualidade
pedagógica.
Assim, numa sociedade digital em
que a transição para modelos pedagógicos digitais, no presente e no futuro, é
inevitável, importa destacar a necessidade de transitar para uma educação
digital de qualidade em que se releve a importância da flexibilidade como meio
de (re)organização do ensino para atender aos ritmos individuais dos alunos.
No âmbito do Tema 1 – Conceitos fundamentais - considero que os
objetivos dos trabalhos solicitados foram atingidos, permitindo o
desenvolvimento de conceitos básicos designadamente no âmbito do e-learning, b-Learning e Ensino Remoto
de Emergência (ERT).
A realização de trabalho individual é sempre um desafio,
por vezes com mais ou menos dificuldades e que testam as nossas capacidades e
também a nossa resiliência. Durante a execução das tarefas propostas,
deparei-me com alguns obstáculos, nomeadamente,
o sentir necessidade de complementar as minhas leituras com pesquisas sobre os
assuntos abordados neste tema, a autodisciplina e a constante reflexão sobre as
minhas capacidades, mas acima de tudo enfrentar o desafio da gestão de tempo -
vida pessoal, profissional e académica ou formativa. Contudo, considero que as
experiências e as reflexões conseguidas foram promovedoras de uma aprendizagem importante
para o desenvolvimento de competências e nomeadamente das minhas capacidades
profissionais e formativa. Além disso, posso afirmar que a forma como encaro o
uso das tecnologias digitais no futuro será com toda a certeza numa perspetiva diferente
daquela que defendia, com maior consciência da sua utilidade e em que
contexto pedagógico.
Publicado em 10/novembro/2024
Reformulado em 12/novembro/2024
Reflexão do Tema 2 - Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica
A dimensão
pedagógica digital é um fenómeno que redefine as práticas pedagógicas atuais,
promovendo o acesso a um grande número de informações e acima de tudo de recursos
tecnológicos. No futuro da educação, a integração das tecnologias digitais não
potencia apenas os aprendentes como também transforma o papel do professor e do
aluno. A adaptação de experiências de aprendizagens facilitada por plataformas
variadas, permite que cada estudante
avance no seu próprio ritmo, desenvolvendo habilidades essenciais para a era
digital, como a criatividade, a colaboração e o espírito crítico. É neste
sentido que se pretende promover melhorias na educação e ampliar as
oportunidades de desenvolvimento.
Assim, é
crucial a reflexão sobre estas transformações na educação para que, os
educadores e as escolas ou instituições de ensino se preparem para formar cidadãos aptos
enquanto utilizadores das tecnologias digitais e que possam contribuir
significativamente num mundo que se transformou numa "aldeia global". Por
conseguinte, cabe aos docentes enquanto agentes educativos enfrentar os novos desafios da educação e promoverem
a capacitação digital, no âmbito profissional colaborativo e comunicativo; acresce
ainda a importância essencial para necessidade do investimento na profissionalização
e na formação contínua dos educadores.
No âmbito do
Tema 2 – Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica, considero que os
objetivos dos trabalhos solicitados foram atingidos, permitindo o
desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da dimensão pedagógica digital,
inovação do ensino e uso das tecnologias
digitais.
Considerando que no contexto educacional atual é certa a necessidade de uma
educação que se adapte às novas realidades, é também nesta linha de pensamento que,
usualmente procuro formação profissional. Assim, vejo a elaboração destas
tarefas como uma mais-valia, ao permitir-me a auto-reflexão sobre a minha
experiência e utilização de ferramentas digitais no ensino. Embora
habitualmente costume recorrer e promover o uso de ferramentas digitais em sala
de aula, através dos trabalhos
realizados, no desenvolvimento das tarefas relacionadas com este tema contactei com algumas plataformas educativas ainda
não experimentadas e/ou que desconhecia e que num futuro próximo farão parte da minha pratica
pedagógica a desenvolver com os alunos.
Publicado em 10/novembro/2024
Reflexão do Tema 3 - Comunidades e Práticas
As comunidades de aprendizagem
representam um modelo de educação colaborativo, que promove a construção coletiva do saber e o
desenvolvimento de competências. Nestas comunidades, onde os indivíduos possuem
conhecimentos e experiências, a interação é fundamental para o sucesso do processo
de ensino-aprendizagem e para promover uma troca significativa de conhecimentos
entre os grupos.
É neste contexto que, o papel do
professor se transforma num facilitador da aprendizagens, capaz de valorizar as
contribuições individuais e coletivas, potencializando o desenvolvimento do
espírito crítico e reflexivo, e alargando as oportunidades de aprendizagem.
No âmbito do tema trabalhado, considero
que os objetivos das tarefas solicitados foram atingidos, permitindo o
desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das Comunidades e Práticas. Por
outro lado, o trabalho colaborativo, a interação, as partilhas e as reflexões com
os elementos do meu grupo e toda a dinâmica de trabalho desenvolvida,
permitiu que conseguíssemos realizar com
sucesso, as diversas tarefas que nos foram solicitadas. Nesta experiência de
partilha e troca de conhecimentos, confirmei que a riqueza dos saberes e
experiências promovidas pelo trabalho colaborativo é única, tem um papel
relevante no que se refere à diversidade de ideias enriquecedoras no processo
criativo, e principalmente é um elemento que contribui para melhoria de
resultados. Considero por isso que, toda a interação de uma comunidade
colaborativa é sem dúvida um meio de promoção de aprendizagens, apesar de, por
vezes, termos de enfrentar algumas dificuldades de coordenação de tarefas, em
diversos sentidos.