Tema 2 - Habitats Digitais: Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica
Objetivos :
Refletir em torno do Tema 2 com particular atenção aos principais referenciais enquadradores da dimensão pedagógica.
Reflexão - A dimensão pedagógica com o digital - Uma engrenagem.

Imagem acedida em: https://br.freepik.com/
A imagem eleita, representa uma engrenagem que por definição "…, é alcançada quando dois ou mais elementos são acoplados e trabalham juntos ou de maneira coordenada." (Equipe editorial de Conceito.de. (12 de abril de 2021). Engrenagem - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/engrenagem)
Atualmente, pensar na dimensão pedagógica sem o digital, não parece muito sensato. O digital está presente na nossa vida quotidiana, nas diferentes áreas e em tudo o que produzimos ou necessitamos.
No que diz respeito à educação/ensino/aprendizagem e tal como refere o PASEO, "O mundo atual coloca desafios novos à educação. O conhecimento científico e tecnológico desenvolve-se a um ritmo de tal forma intenso que somos confrontados diariamente com um crescimento exponencial de informação a uma escala global." Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória / Guilherme d'Oliveira Martins... [et al.]. - [S.l.]: Ministério da Educação, 2017. - 32 p.; 30 cm. - ISBN 978-972-742-416-0
Desta forma, torna-se fundamental aliar a ferramenta do digital à dimensão pedagógica. Enriquecendo-a, tornando-a mais interessante do ponto de vista da aprendizagem por parte dos alunos/ formandos, bem como permitindo aos professores/formadores inovar na forma como apresentam e desenvolvem a sua prática pedagógica.
Para que estes dois elementos, alunos e professores estejam alinhados e disponíveis para esta caminhada, torna-se necessário criar condições para físicas, materiais e de formação que ajudem e facilitem o caminho.
Neste sentido, as diferentes iniciativas políticas, da União Europeia (UE) com a implementação do Plano de Ação para a Educação Digital, e o Portugal INCoDe.2030, que visam muito resumidamente, melhorar a conectividade e o equipamento digital e promover a literacia digital dos professores e educadores de forma a minimizaras desigualdades ainda existentes a nível internacional, europeu e nacional.
Quando todas estas "engrenagens", estiverem coordenadas e a funcionar em pleno, certamente, teremos resultados ao nível da educação que estarão mais alinhados com o PASEO e uma inovação real na dimensão pedagógica com o digital.
Até lá os professores e os alunos, resilientes que são vão construindo o conhecimento e desenvolvendo competências com as ferramentas digitais de que dispõem na sua realidade local.
Referências Bibliográficas:
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória / Guilherme d'Oliveira Martins... [et al.]. - [S.l.]: Ministério da Educação, 2017. - 32 p.; 30 cm. - ISBN 978-972-742-416-0
Comentário - Dimensão Pedagógica com o digital - inclusão digital
Nesta era dominada pelas tecnologias digitais, torna-se realmente fundamental a inclusão digital que … é mais do que fornecer acesso a dispositivos e à Internet; ela também abrange a capacidade de utilizar essas ferramentas de maneira significativa e eficaz para aprimorar o processo de aprendizagem (Lima, 2005 citado por Barros, et al.,2023).
A nível económico e social a exclusão digital segundo Barros, et al., revelar-se-á certamente numa desvantagem significativas no acesso ao emprego, nos resultados em termos de educação, no acesso aos melhores cuidados de saúde e até participação cívica. Logo, torna-se fundamental para mitigar as desigualdades sociais e favorecer o desenvolvimento económico, facilitar equidade no acesso digital.
Sendo que, …a equidade não significa tratar todos de maneira igual, mas sim fornecer o suporte necessário para superar as desigualdades. (Gloria Ladson-Billings, 2006 citada por Barros, et al., 2023).
Referências Bibliográficas:
Barros, M., Lima, P., Oliveira, D., Arcanjo, C., Oliveira, L., & Pereira, S. (2023). Inclusão Digital e Educação: equidade e acesso. Revista Internacional de Estudos Científicos, 1(2), 125-149. https://dx.doi.org/10.61571/riec.v1i2.120
Comentário - Inclusão Digital e Acessibilidade
O Decreto-Lei 54/2018, de 6 julho, prevê "uma escola inclusiva onde todos encontrem respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social." Garantindo que cada aluno possa aceder ao currículo e às aprendizagens, de forma a potenciar ao limite as suas capacidades.
Assim sendo, faz todo o sentido a utilização das tecnologias digitais nas opções metodológicas como complemento de currículos flexíveis e adaptados às necessidades de cada aluno.
Para isso, a adequação dos rácios é crucial para que possa ser dada a cada aluno a resposta individualizada necessária. Proporcionar ao aluno e ao professor, tempo de qualidade que permita usufruir e explorar as diversas tecnologias disponíveis. Pois só assim, será possível uma inclusão digital para todos e cada um e, uma diferenciação pedagógica que vá ao encontro das necessidades e interesses de cada aluno.
Glossário Colaborativo
P - Plataforma Acessibilidade

Fonte de imagem: https://blog.solucoesindustriais.com.br
PLACES é uma Plataforma de Acessibilidade que disponibiliza "Tutoriais para tornar a tarefa de produção e disponibilização de informação mais ágil e rápida para quem produz e mais acessível para quem quer aceder e consultar essa informação." UP - PLACES - Plataforma de Acessibilidade
O objetivo principal é tornar o mais acessível possível a todos as tecnologias e os diversos sistemas de informação. Independentemente do grau de funcionalidade de cada um, o objetivo é produzir e disponibilizar informação para todos, e não apenas para pessoas com baixa visão ou pessoas cegas, para pessoas com dificuldades motoras várias, para pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.
Os tutorias disponibilizados, contém orientações para a criação de documentos digitais acessíveis em formato em Word 2010, PowerPoint 2010 e formato HTML para utilização na Web.
Esta plataforma revela uma enorme importância no contexto educativo e formativo, que deverá ser cada vez mais, verdadeiramente, inclusivo. Tal como refere o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o currículo e as aprendizagens dos alunos devem estar no centro da atividade da escola. Como tal, torna-se fundamental "…a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa." Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho da Presidência do Conselho de Ministros. Diário da República: 1.ª série — N.º 129 — 6 de julho de 2018, 2918-2919.
Referências Bibliográficas:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961
Publicado em 6/11/2024
Reflexão pessoal relacionada com a abordagem do Tema 2
O tema 2 desafiou-nos à leitura e reflexão sobre os principais referenciais enquadradores da dimensão pedagógica. Um dos princípios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) refere-se à "Adaptabilidade e ousadia – Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções." Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória / Guilherme d'Oliveira Martins... [et al.]. - [S.l.]: Ministério da Educação, 2017. - 32 p.; 30 cm. - ISBN 978-972-742-416-0 Aliando este princípio, ao papel que as TIC têm hoje na nossa vida pessoal e profissional, torna-se impossível viver no século XXI distanciado de toda esta mudança no mundo e na utilização das tecnologias. Mudança esta, que se elevou com o impacto que a Covid-19 teve na educação.
A análise dos diferentes referenciais enquadradores da dimensão pedagógica, permite-nos ter uma visão universal da estratégia pensada para a educação no século XXI.