Tema 3 - Habitats Digitais: Comunidades e Práticas
Objetivos :
Refletir em torno do Tema 3, na procura de relacionar o potencial pedagógico de diferentes habitats/comunidades
Reflexão - A conexão das diferentes comunidades – Inquirição, Aprendizagem e Prática

Fonte da imagem: Criando no Canva através dos conceitos "Comunidade de aprendizagem, de Inquirição e prática"
A relação entre comunidades de inquirição, aprendizagem e prática é um tema rico e central para a educação contemporânea. Ao conectar estas três dimensões, podemos criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, desafiadores e significativos.
"A diversidade de necessidades, contextos e objetivos de formação/educação recomenda, naturalmente, que se não se adoptem perspetivas exclusivistas quanto às formas e metodologias de que se pode revestir o ensino online." Mota, José (6-2009).
As perguntas geradas nas comunidades de inquirição impulsionam a busca por conhecimento nas comunidades de aprendizagem. Por sua vez, o conhecimento adquirido nas comunidades de aprendizagem é aplicado e aprimorado nas comunidades de prática.
"Actualmente, o conhecimento é fundamentalmente colectivo, impossível de ser reunido e organizado por uma só pessoa." Silva, Adelina. (2004).
E as experiências nas comunidades de prática geram novas perguntas e desafios, alimentando as comunidades de inquirição.
Ao integrar estas três dimensões, podemos criar ambientes de aprendizagem que promovem o desenvolvimento integral dos aprendizes, intelectuais, sociais e emocionais.
Com "...a emergência do grupo de aprendizagem no EaD despoletou, também, a necessidade de encontrar respostas pedagógicas e didácticas adequadas não só à nova realidade desta modalidade de ensino mas, também, às necessidades de formação dos indivíduos numa sociedade em profunda transformação, ou seja, motivou tomadas de decisão que são, simultaneamente, pedagógicas e estratégicas." Mota, José (6-2009).
Conectados às experiências e interesses dos participantes. Que valorizam a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Capacitando os participantes a responder às mudanças e desafios do mundo contemporâneo. Incentivando a inovação e a criatividade.
Ao relacionar as dimensões de inquirição, aprendizagem e prática, podemos criar ambientes de aprendizagem mais ricos e significativos, onde os participantes são protagonistas ativos de seu próprio desenvolvimento.
Referências Bibliográficas:
Mota, José (6-2009). Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: Aprender na Rede. Dissertação de Mestrado, Versão Online, Universidade Aberta.
Silva, Adelina. (2004). Aprendizagem e Comunidades de Prática. BOCC – Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação.
Comentário - Aprendizagem colaborativa
Cada vez mais, este conceito aprendizagem colaborativa, faz mais sentido em contexto educativo. A aprendizagem colaborativa, é uma abordagem educacional que coloca a interação entre os alunos como o centro do processo de aprendizagem. Em vez de aprender de forma isolada, os alunos trabalham em grupo para construir o conhecimento de forma conjunta. Essa prática promove a troca de ideias, a resolução de problemas em conjunto e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação. Esta abordagem revela-se tão poderosa que pode transformar a forma como os alunos aprendem. Ao promover a interação, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades sociais, a colaboração prepara os alunos para o sucesso na vida académica e profissional.
Glossário Colaborativo
P - Pensamento Crítico

Fonte de Imagem: https://conceitosdomundo.pt/pensamento-critico/
O pensamento crítico é uma habilidade mental que nos permite analisar informações, avaliar argumentos, resolver problemas e tomar decisões de forma consciente e fundamentada. Num mundo cada vez mais complexo e inundado de informações, esta habilidade torna-se fundamental para que possamos navegar por este mar de dados e construir um conhecimento sólido e autónomo.
De acordo com, (Helena Silva, et al. 2009, p.159.), o pensamento crítico combina várias dimensões, "saber analisar, explicar, interpretar, fazer inferências, avaliar, decidir em que acreditar, resolver problemas de forma eficaz, exercitar-se a questionar de forma profunda, ser capaz de detectar fragilidades e aplicar rigor ao seu modo de pensar (autorregulação)."
Para a promoção do pensamento crítico, existem duas estratégias consideradas bastantes eficazes são elas a Aprendizagem Cooperativa e o Mapa de Conceitos.
A aprendizagem cooperativa na medida em que permite diferentes pontos de vista, por meio da discussão e argumentação. Promove o debate de ideias e ajuda a sintetizar as diferentes informações. Por fim, possibilita a avaliação das soluções apresentadas.
O mapa de conceitos por ser uma representação gráfica e visual, parte de um conceito chave (tema ou matéria), relacionados entre si integrando todos conceitos de forma sintética e organizada.
Em suma,o pensamento crítico é uma habilidade essencial para vivermos em um mundo cada vez mais complexo e desafiador. Ao desenvolver essa habilidade, podemos tomar decisões mais informadas, resolver problemas de forma mais eficaz e construir um futuro melhor para nós e para a sociedade.
Referências Bibliográficas:
Silva, Lopes & Dominguez: Promoção do pensamento crítico e criativo, Revista Lusófona de Educação, 45, 157-170 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.11
Publicado em 6/11/2024
Reflexão pessoal relacionada com a abordagem do Tema 3
Interessou-me particularmente este tema, que abordava as diferentes Comunidades e Práticas. De alguma forma, esta temática que nos pedia para relacionar o potencial pedagógico de diferentes habitats/comunidades, veio ao encontro, do que eu enquanto docente defendo na educação. Inspirarmo-nos no há de melhor em cada uma das comunidades, Inquirição, Aprendizagem e Prática vai permitir-nos criar ambientes de aprendizagem que promovem o desenvolvimento integral dos aprendizes, ao nível intelectual, social e emocional, tal como já referi anteriormente.
O desafio de construção do mapa conceptual levou-nos, individualmente a dominar os conceitos, a relacioná-los entre si e a organizar a informação. A forma como nós enquanto grupo, nos organizamos para a consecução do trabalho (mapa concetual), resultou numa aprendizagem e interação colaborativa.
Levar estes ensinamentos de que, por meio da utilização das TIC, e independentemente da comunidade onde estamos integrados é possível desenvolver um trabalho colaborativo onde a partilha de conhecimentos e saberes promove a aprendizagem com significado.