Balanço Final do Módulo

Imagem criada e editada com IA Canva
Manuel Castells defende que a comunicação se tornou um pilar central da sociedade moderna, referindo-se à era contemporânea como uma "sociedade da informação". Este Sociólogo espanhol argumenta que, no século XXI, a comunicação molda estruturas sociais, políticas e económicas globais através das redes digitais. Castells, M. (2009). Communication Power.
Se tivesse de definir esta Unidade Curricular (UC), referenciada como Módulo 1 – Habitats Digitais: Potencial Pedagógico, numa só palavra, o que por si só seria redutor, mas ainda assim, essa palavra seria "Comunicação".
No âmbito do Tema 1 desta UC começamos
por concetualizar de forma fundamentada os conceitos associados ao ensino que
pretende tirar partido da capacidade de comunicação proporcionado pelas TIC, associados
a diferentes circunstâncias, a saber, E-learning, b-Learning, Ensino Remoto
Emergencial.
Em simultâneo de forma subtil, mas dirigida e intencional começamos também a
criar a nossa "rede de comunicação e colaboração".
Ao longo do Tema 2, através da análise dos Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica, foi possível ficar com uma visão global da estratégia estabelecida para o desenvolvimento da ação que consiste em adaptar o cidadão às exigências do século XXI, por via da implementação de diferentes formatos de aprendizagem.
No Tema 3 abordamos os conceitos e a importância, da aprendizagem colaborativa, e de diferentes tipos de comunidades, a saber, comunidade de aprendizagem, comunidade de inquirição, comunidade de prática.
Os temas tratados formaram um todo coerente que nos conduziu enquanto aprendentes da teoria à prática. Fomos encaminhados, pelo docente numa aprendizagem e trabalho colaborativo, que tirou partido da capacidade de comunicação proporcionado pelas TIC e que funcionou num misto de comunidade de aprendizagem e de inquirição.
Os recursos disponibilizados bem como a organização dos mesmos constituíram um facilitador no processo de ensino / aprendizagem associado a esta UC, sendo que os recursos disponibilizados foram sendo enriquecidos fruto da estratégia que nos colocou enquanto aprendentes a refletir sobre as abordagens realizadas pelos nossos pares.
Refletindo ainda sobre a estratégia, foi enriquecedora a ideia de partir da imagem para a palavra, bem como da palavra para a imagem, subjacente a um número significativo das tarefas realizadas. "Uma imagem vale mais do que mil palavras" é uma expressão popular cuja autoria se atribui ao filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens, que nesta UC foi amplamente utilizada com sucesso.
Ainda mantendo o foco na imagem considerei particularmente interessantes as reflexões partilhadas no tema 1, que tiveram por base um conjunto de cartoons, bem como a compilação de um conjunto vasto de ideias no mapa conceptual realizado no âmbito do tema 3.
A ação do docente foi discreta, mas presente e eficaz. Funcionou como um elemento facilitador e organizador de todo o processo; direcionou discussões, promoveu o sentido crítico, centrou o enfoque nos objetivos da aprendizagem, facilitou o relacionamento entre aprendentes, deu sugestões de melhoria, adotou uma postura flexível optando sempre por encorajar os aprendentes perante as adversidades de cada momento.
Definir este módulo de Habitats Digitais como o módulo da comunicação, parece-me fiel à forma como este foi orientado, tendo sido promovida a comunicação entre aprendentes bem como entre estes e o docente.
Os constrangimentos e dificuldades existentes são mais de natureza pessoal do que causados pela orgânica da UC e prendem-se com a dificuldade de coordenar as exigências da vida pessoal e profissional com a necessidade de tempo disponível para realizar com rigor, seriedade e sentido crítico as tarefas propostas. Este é um constrangimento de que estava consciente quando decidi abraçar este desafio e que terá de ser ultrapassado com ponderação e resiliência.
Ao docente da UC, Professor Ricardo Oliveira, deixo o meu obrigada pela simpatia e pelas palavras de encorajamento.