Balanço Final

Imagens geradas com IA Canva

Nós @s M@rés Digitais, como chegamos aqui ao momento de fazer um balanço final, sendo que apenas decorreu um curto espaço de tempo de cerca de um mês.

Apenas um mês, mas seguramente um mês intenso e proveitoso.

Em virtude da estratégia definida para a Unidade Curricular (UC) foi necessário agilizar, em tempo útil, um grupo de trabalho. Havia que estabelecer um critério para a organização do grupo de trabalho, começou por ser a proximidade geográfica, alguns de nós têm o privilégio de residir no Alentejo Litoral, rapidamente o Grupo subiu pela costa a caminho da terra dos Dinossauros para aí recrutar mais um elemento. Como a Igualdade de Género é uma questão atual e o grupo estava claramente desequilibrado, juntou-se a nós um digno representante do Ribatejo, mais precisamente do distrito de Santarém. E agora que já temos uma narrativa para a criação do grupo, aquilo que de facto nos uniu foi, e é, uma enorme vontade de melhorar as nossas competências e de ir mais além, num compromisso sério de nos tornarmos cidadãos mais aptos, mais competentes e mais versáteis, face ao mundo que nos rodeia.

Organizamo-nos em torno das atividades propostas, tirando partido das Tecnologias da Informação e Comunicação ao nosso dispor. Criámos um e-mail para o grupo e a partir daí organizámos o trabalho a desenvolver. Criámos documentos em vários formatos a "quatro pares de mãos", reunimos por Zoom para debater ideias e aprimorar os trabalhos desenvolvidos… e fomos criando laços de amizade que nos tornou mais próximos e mais ágeis.

O balanço que fazemos deste mês é muito positivo. 

A UC tem subjacente uma estratégia bem definida que nos levou dos conceitos a atividades de operacionalização dos mesmos. 

O processo de criação do mapa conceptual associado à Tarefa 3 foi particularmente interessante e desafiante porque nos levou a utilizar diferentes estratégias e ferramentas, compensando a falta de tempo com o engenho e as possibilidades da Comunidade de Aprendizagem que criámos - mas que podíamos ter rentabilizado melhor, assim o tempo nos permitisse - com recurso às potencialidades da Web 2.0.

O docente da UC, Professor Ricardo Oliveira, estando à distância, esteve sempre presente, com o feedback e as palavras de encorajamento que nos ajudaram a manter o foco na tarefa.

O trabalho em grupo foi uma experiência enriquecedora que promoveu o desenvolvimento de habilidades interpessoais, assim como a comunicação e a empatia. Os constrangimentos que sentimos prenderam-se com a necessidade de coordenar as nossas atividades pessoais e profissionais com as atividades do Mestrado, respeitando o ritmo e a gestão de tempo de cada um. 

Essas dificuldades, potenciais geradoras de conflitos, são e foram oportunidades de aperfeiçoamento da colaboração e desenvolvimento de soluções criativas - tornando as fraquezas do grupo nas forças dos trabalhos apresentados.

É este o desafio que estamos a abraçar com empenho e dedicação, nunca perdendo de vista o objetivo final de nos tornarmos cidadãos mais capazes, ativos, interventivos e resilientes.

Porque o caminho faz-se caminhando...

Publicado em 10/11/2024

Ana Silvestre; Miguel Domingos; Suzana Vicente; Zulmira Fino
Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora