TEMA 2 - Habitats Digitais:
Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica
Objetivo
Refletir em torno do Tema 2 com particular atenção aos principais referenciais enquadradores da dimensão pedagógica
Orientações de Leitura
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)
Iniciativa Portugal INCoDe2030
Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu)
Capacitação Digital das Escolas

Reflexão - Dimensão pedagógica com o digital - nem sempre, nem nunca.
A palavra subjacente à utilização da tecnologia em ambiente de ensino e aprendizagem é estratégia. Os referenciais disponibilizados estabelecem a estratégia a nível político na UE (Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)), a nível de política pública em Portugal com a iniciativa integrada, lançada em 2017, que visa promover as competências digitais através da definição de 5 eixos de ação (A Iniciativa Portugal INCoDe.2030). O Plano de Ação para a Transição Digital estabelece um conjunto de estratégias/ações promovidas pelo estado português que pretende entender a transição digital como um todo que vai dos recursos aos dinamizadores da ação. As estratégias definidas têm por objetivo permitir que os alunos atinjam as competências plasmadas no PASEO com o apoio dos docentes cujas competências digitais se devem encontrar alinhadas com o DigCompEdu, que preconiza uma forte aposta na capacitação digital dos docentes, no desenvolvimento digital das escolas e na disponibilização de recursos educativos digitais.
À dimensão pedagógica do digital está subjacente a estratégia pedagógica implementada pelo professor para o seu grupo de alunos, a tecnologia tem de estar ao serviço dessa estratégia, nem sempre nem nunca, com equilíbrio e inteligência.
Imagem criada e editada com IA Canva
Reflexão - A dimensão pedagógica com o digital - Uma engrenagem - por Ana Alexandra Amaro Silvestre

A imagem eleita, representa uma engrenagem que por definição "…, é alcançada quando dois ou mais elementos são acoplados e trabalham juntos ou de maneira coordenada." (Equipe editorial de Conceito.de. (12 de abril de 2021). Engrenagem - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/engrenagem)
Atualmente, pensar na dimensão pedagógica sem o digital, não parece muito sensato. O digital está presente na nossa vida quotidiana, nas diferentes áreas e em tudo o que produzimos ou necessitamos.
No que diz respeito à educação/ensino/aprendizagem e tal como refere o PASEO, "O mundo atual coloca desafios novos à educação. O conhecimento científico e tecnológico desenvolve-se a um ritmo de tal forma intenso que somos confrontados diariamente com um crescimento exponencial de informação a uma escala global." Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória / Guilherme d'Oliveira Martins... [et al.]. - [S.l.]: Ministério da Educação, 2017. - 32 p.; 30 cm. - ISBN 978-972-742-416-0
Desta forma, torna-se fundamental aliar a ferramenta do digital à dimensão pedagógica. Enriquecendo-a, tornando-a mais interessante do ponto de vista da aprendizagem por parte dos alunos/ formandos, bem como permitindo aos professores/formadores inovar na forma como apresentam e desenvolvem a sua prática pedagógica.
Para que estes dois elementos, alunos e professores estejam alinhados e disponíveis para esta caminhada, torna-se necessário criar condições para físicas, materiais e de formação que ajudem e facilitem o caminho.
Neste sentido, as diferentes iniciativas políticas, da União Europeia (UE) com a implementação do Plano de Ação para a Educação Digital, e o Portugal INCoDe.2030, que visam muito resumidamente, melhorar a conectividade e o equipamento digital e promover a literacia digital dos professores e educadores de forma a minimizaras desigualdades ainda existentes a nível internacional, europeu e nacional.
Quando todas estas "engrenagens", estiverem coordenadas e a funcionar em pleno, certamente, teremos resultados ao nível da educação que estarão mais alinhados com o PASEO e uma inovação real na dimensão pedagógica com o digital.
Até lá os professores e os alunos, resilientes que são vão construindo o conhecimento e desenvolvendo competências com as ferramentas digitais de que dispõem na sua realidade local.
Comentário sobre reflexões dos colegas de formação
Considerei particularmente interessante a abordagem a partir da noção de engrenagem. Tendo esta noção como ponto de partida, as engrenagens necessitam de manutenção e de particular atenção aos elementos que lhe possam causar disrupção. De uma forma empírica percebemos que no pós-covid as questões de saúde mental ficaram mais visíveis no meio escolar.
A Organização Mundial de Saúde define saúde mental como o "um estado de bem-estar em que os indivíduos reconhecem as suas capacidades, são capazes de lidar com o stresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para as suas comunidades" (World Health Organization [WHO], 2003, p. 7).
O Artigo de Investigação - Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19, refere a escassez de estudos no que diz respeito a esta temática, nomeadamente em Portugal.
Ainda neste artigo é referido que as principais fontes de stresse nos estudantes, são as preocupações com a saúde de familiares, com o encerramento do estabelecimento de ensino, perda de rotina e perda de contacto social (YoungMinds, 2020).
Neste momento pós pandemia, e com todos os aspectos positivos que advêm da utilização das tecnologias é necessário ter especial cuidado para que estas não se transformem numa forma de perpetuar a perda de contacto social.
Referência Bibliográfica:
Lia Araújo, et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19
Glossário - Internet Segura – Recurso Educativo

O espaço Internet Segura – Recurso Educativo, auto define-se como um espaço que serve para que se crie mais familiaridade com as temáticas da segurança na utilização da Internet e das tecnologias da informação e da comunicação, o Centro Internet Segura disponibiliza um conjunto de recursos que podem ser mobilizados para a aprendizagem pessoal, mas também sensibilizar outros, sendo que para uma utilização mais intuitiva os recursos encontram-se divididos por tipos de recursos. (Recursos | Internet Segura. (s.d.). Internet Segura.
A utilização da Internet e das tecnologias da informação e comunicação são uma constante no dia a dia da grande maioria dos cidadãos no séc. XXI pelo que é urgente dotá-los com as competências adequadas para usar tecnologias digitais de forma eficaz, consciente, crítica e criativa, como é referido no Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp). O espaço Internet Segura – Recurso Educativo contribui significativamente para esta dinâmica em virtude dos materiais e atividades disponibilizados.
Na mesma linha de ação se encontra o site SeguraNet .
Imagem criada e editada com IA Canva
Publicado em 05/11/2024
Reflexão Pessoal sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Tema 2

Vários autores e estudiosos referem-se ao século XXI como o "século da comunicação", dada a rápida evolução e a centralidade das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas nossas vidas.
Para ser no século XXI um cidadão de pleno direito, capaz de enfrentar os desafios inerentes ao século da comunicação, é necessário ser um cidadão que está permanentemente a desenvolver e a utilizar um conjunto muito diversificado de literacias.
Olhando para o Esquema concetual do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), vemos os Princípios, as Áreas de Competências e Valores subjacentes à criação da identidade do cidadão competente do século XXI.
Trata-se de um perfil de cidadão abrangente e ambicioso.
Ao longo do Tema 2, através da análise dos Referenciais enquadradores da Dimensão Pedagógica, foi possível ficar com uma visão global da estratégia estabelecida para o desenvolvimento desta ação que consiste em adaptar o cidadão às exigências do século XXI. Como agente de educação, que sou, considero da maior importância, conseguir ter da minha ação um entendimento que vá para além da execução em sala de aula, que permita entender o aluno como um cidadão do século XXI e a minha ação como uma parte integrada de um todo para o qual existe uma estratégia bem definida. Dar sentido à ação e vê-la de forma abrangente permite uma melhoria do processo com impacto positivo na qualidade do ensino. Ficam também alertas para o futuro, no sentido de que um maior conhecimento da estratégia global funcionará sempre como um facilitador na ação.