Tema 3 – Habitats Digitais: Comunidades e Práticas
Objetivo
Refletir em torno do Tema 3, na procura de relacionar o potencial pedagógico de diferentes habitats/comunidades
Orientações de Leitura
Importância da Comunidade de Aprendizagem
O modelo da Comunidade de Inquirição
Educação a Distância na perspectiva do modelo da Comunidade de Inquirição - Col
Aprendizagem e Comunidades de Prática

Reflexão - Comunidade de Aprendizagem; Web 2.0 e e-Learning 2.0
Não podemos falar de comunidade de aprendizagem sem a enquadrar nos conceitos e Web2.0 e e-Learning 2.0.
O conceito de e-Learning 2.0 refere-se a uma abordagem de aprendizagem digital que utiliza as ferramentas e os princípios da Web 2.0 para criar experiências educativas mais interativas, colaborativas e centradas no aluno. Em contraste com o e-Learning tradicional.
Tim O'Reilly, conhecido como o "pai" do termo Web 2.0, popularizou este conceito quando descreveu a Web 2.0 como uma plataforma que permite aos utilizadores criar, colaborar e partilhar conteúdos de forma dinâmica, promovendo uma Internet mais interativa o que aumenta o seu valor e a relevância. O'Reilly, T. (2005). Já Stephen Downes aborda o conceito de e-Learning 2.0 no seu artigo intitulado "E-learning 2.0", publicado em 2005.
Neste artigo, Downes discute como as ferramentas e os princípios da Web 2.0 transformam o e-Learning, promovendo uma aprendizagem mais interativa e colaborativa. Downes, S (2005).
A Comunidade de Aprendizagem centra a atividade nas potencialidades da comunicação, interação e colaboração tirando partido das ferramentas e os princípios da Web 2.0 bem como dos conceitos associados ao e-Learning 2.0.
O salto qualitativo destes princípios permite uma abordagem em que as tomadas de decisão pedagógicas e estratégicas promovem o diálogo, o debate, o pensamento coletivo, o trabalho em equipa bem como a interação colaborativa proporcionando ganhos a nível social, afetivo e cognitivo e favorecendo uma construção partilhada de conhecimento. O indivíduo e a comunicação estão no centro da ação, mantendo o enfoque nos objetivos da aprendizagem, a par com a aprendizagem colaborativa entre pares e com o feedback fornecido pelo professor. A comunidade (do termo communitate) é um grupo de indivíduos que compartilham algo, neste caso a aprendizagem.
Imagem criada e editada com IA Canva
Referências Bibliográficas:
O'Reilly, T. (2005, September 30). What is Web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software. O'Reilly Media. https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html
Downes, S. (2005). E-learning 2.0. E-Learn Magazine. https://elearnmag.acm.org/archive.cfm?aid=1104968
Reflexão - Comunidade de Aprendizagem - por Beatriz Isabel Rosado
O que vos transmite esta imagem? Acredito que transmita algo semelhante a muitos e outras tantas coisas distintas a outros.

Quando pesquisei por comunidade e por aprendizagem automaticamente surgiu a ideia de que teria de ter presente uma rede, algo que tivesse um encadeamento, que transmitisse que a colaboração envolve "a construção de significado através da interação com os outros, caracterizando-se pelo empenho conjunto relativamente a um objetivo comum." (Mota, 2009)
Segundo Mota (2009), "o factor fundamental que manteve o ensino a distância, durante décadas, numa situação de relativa menoridade face ao ensino presencial passava, precisamente, pela percepção de que a ausência de um grupo e a consequente inexistência de um contexto de aprendizagem levariam, inevitavelmente, a uma aprendizagem de qualidade inferior.", tal facto que tem vindo a ser contraposto por tantos autores levando a várias investigações e diferentes pontos de vista.
Schlais & Davis (2002), defendem que "a aprendizagem colaborativa é um processo natural de interacção social e de comunicação" e ainda "que este tipo de interacção social, de aprendizagem e de tomada de decisões são exigidos no actual mercado de trabalho cruciais para as empresas na economia global."
Mota (2009), ilucida-nos uma vez mais de que "é necessário garantir, por um lado, que o ambiente de aprendizagem é propício à interacção, à colaboração e à partilha entre os participantes, professor incluído e, por outro, que os estudantes constroem um conhecimento correcto e relevante das matérias em estudo."
É preponderante que o professor desenvolva atividades que incentivem e provoquem discussões entre os alunos, entre professor e aluno, entre grupos e que os leve a questionar aquilo que estão a estudar, possibilitando a construção de uma rede de ideias, de um brainstorming, de uma comunicação alargada, eficaz e confiante. Espera-se que os professores envolvam os estudantes o mais possível, que sejam comunicativos e envolventes, que contribuam positivamente para este contexto de aprendizagem.
Comentário sobre reflexões dos colegas de formação
A imagem e a abordagem da colega fez-me pensar na expressão "todos diferente, todos iguais", todos diferentes no percurso e na formação em cada momento, todos iguais na construção partilhada de conhecimento, o que parece ser uma busca iniciada pelos Gregos. O conceito de escola como tempo de lazer dedicado ao estudo e à reflexão foi desenvolvido gradualmente na Grécia Antiga, onde filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles foram influentes na criação do conceito de um espaço dedicado ao ensino e ao diálogo filosófico, associado à ideia de escola como um espaço para o desenvolvimento intelectual e moral. Já esta noção de escola pressupunha o estabelecimento de uma "comunidade de aprendizagem". Diferentes contextos, séculos de intervalo, diferentes pedagogias, diferentes meios e estratégias, o mesmo objetivo final favorecer a construção e partilha de conhecimento.

Glossário - Web 2.0
A designação Web 2.0 refere-se à evolução da Internet de um modelo de informação estática para um modelo mais dinâmico e interativo. Os utilizadores são criadores de conteúdos e não apenas consumidores de informação. Há a participação ativa dos utilizadores, pela partilha de conteúdo e pela colaboração, suportada por ferramentas como redes sociais, blogs, wikis e plataformas de partilha de media.
Tim O'Reilly, conhecido como o "pai" do termo Web 2.0, popularizou este conceito quando descreveu a Web 2.0 como uma plataforma que permite aos utilizadores criar, colaborar e partilhar conteúdos de forma dinâmica, promovendo uma Internet mais interativa o que aumenta o seu valor e a relevância. O'Reilly, T. (2005)
Imagem criada e editada com IA Canva
Referências Bibliográficas:
O'Reilly, T. (2005, September 30). What is Web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software. O'Reilly Media. https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html
Kamia Bhatt Show. (2007). Web 2.0 - conceito [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=87LG-MQrEu0
Publicado em 05/11/2024
Reflexão Pessoal sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Tema 3
O termo "comunidade" refere-se a um grupo de pessoas que partilham interesses, valores, objetivos ou um sentido de identidade comum e que interagem de forma regular ou possuem um sentimento de pertença a esse grupo. Este conceito pode aplicar-se a diversos contextos – social, cultural, geográfico, virtual, entre outros.
Neste Tema 3 abordamos os conceitos e a importância, da aprendizagem colaborativa, e de diferentes tipos de comunidades. Comunidade de aprendizagem, comunidade de inquirição, comunidade de prática.
Este tema foi particularmente interessante, porque face ao desafio lançado de construção de um mapa conceptual que deveria relacionar os três tipos de comunidade anteriormente referidos, houve necessidade por um lado de apreender os conceitos, para posterior operacionalização do mapa conceptual, e por outro de nos organizarmos nós próprios numa aprendizagem e trabalho colaborativo, que funcionou num misto de comunidade de aprendizagem e de inquirição.
Desta abordagem e aprendizagem fica para o futuro a noção de que independentemente do formato de comunidade em que estamos integrados a partilha e o trabalho colaborativo são elementos facilitadores na construção do saber.