TEMA 1 - Habitats Digitais: Conceitos e Fundamentos
Objetivo
Refletir em torno do Tema 1 com particular atenção aos conceitos introdutórios que nele são tratados: Elearning, b-Learning e Ensino Remoto Emergencial / de Emergência.
Tendo como ponto de partida a imagem de um cartoon
Orientações de Leitura
Aires, L. (2016). E-Learning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teórica. RIED, 19(1), 253-269. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/5034/1/14356-27074-1-PB.pdf
Fernandes, J. (2021). Do Ensino a Distância ao Ensino Remoto de Emergência: Desafios da Terminologia Pós-Covid19. Polissema–Revista de Letras do ISCAP–(21). https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/20770/1/9.DO%2BENSINO%2BA%2BDISTÂNCIA%2BAO%2BENSINO%2BREMOTO%2BDE%2BEMERGÊNCIA.pdf
Reflexão - Comentário ao Cartoon 3 - Transformação digital e mudança organizacional

O cartoon nº 3 ilustra, com um humor ironicamente corrosivo, a noção de segurança e de tempo no que diz respeito à transição digital por parte das empresas e demais instituições no momento pré-Covid-19. O embate causado pela pandemia Covid-19 obrigou a rapidez na ação, em detrimento da conceptualização dos modelos que foram colocados em funcionamento. Nas instituições públicas de ensino básico e secundário, pela necessidade de criar uma designação, utilizou-se a sigla E@D, tendo sido amplamente referenciado como Ensino à Distância aquilo que, na realidade, se tratou de um Ensino Remoto de Emergência, termo cunhado por Hodges et al. (2020, p. 5), como referido em Fernandes, J. (2021, p. 220).
Sendo que o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) estabelece os pressupostos que visam a promoção da melhoria da qualidade da aprendizagem e o sucesso de todos os alunos no final dos 12 anos de escolaridade obrigatória, cabe às instituições e agentes de educação fazer uso das estratégias mais adequadas, que incorporem a promoção da literacia digital como vetor que permita capacitar os alunos para uma participação crítica e responsável no mundo digital, preparando-os para navegar de forma segura, colaborativa e ética nas diversas plataformas tecnológicas de aprendizagem. Desta forma será espectável que estas instituições tirem partido do e-Learning, na Conceção Orientada para o Paradigma Educativo, ou seja interpretado como uma nova via de ensino e de aprendizagem que conduz a melhorias no sistema educativo (in Sangrà, Vlachopoulos, Cabrera, Bravo, 2011: 20-21), como é referido em Aires, L. (2016,p. 256).
Reflexão - Comentário ao Cartoon 2 - "O ritmo da mudança" por Cátia Aires

Segundo Morrison (2008, cit in Paiva, 2020, p.59),"a sociedade é um sistema complexo, e, como todo o sistema dessa natureza, muda, se adapta e se desenvolve para sobreviver". O Cartoon 2 - O Ritmo da Mudança, ilustra a velocidade na transformação e impacto do nosso quotidiano, à nova realidade virtual da pandemia COVID-19 que assolou o nosso país e o mundo, trazendo à educação o ensino remoto de emergência até à exaustão. Esta transição repentina, gerou medo, incertezas e coações mas criou também ensinamentos, a oportunidade de evoluir o que há muito estava estagnado e transfigurar e ampliar a educação e os seus sistemas, em metodologias ajustadas, práticas distintas e diversificadas para o acesso de todos, na "urgência de promover a autorregulação, autonomia dos discentes (…) e flexibilização de aprendizagens" (Fernandes, 2021, p.220).
Foi uma preparação abrupta para o futuro, no entanto é preciso ainda repensar conceitos educativos, melhorar a coerência e qualidade do ensino, trazendo caminhos exploráveis e infinitos, promovedores de modernização pedagógica, à formação de cidadãos com reflexão crítica, valores éticos e cônscios. Quanto ao digital, "acontecerá naturalmente por si próprio" (Figueiredo, 2021, p.11).
Referências Bibliográficas:
Figueiredo, A. D. (2021). Que Educação para a Era Pós-COVID-19? Por uma transformação pedagógica. Diversidades, 58, 7–11. Direção Regional de Educação da Madeira;Fernandes, J. (2021). Do Ensino a Distância ao Ensino Remoto de Emergência: Desafios da Terminologia Pós-Covida-19;
Paiva, V. L. M. de O. e. (2020). Ensino remoto ou ensino à distância: Efeitos da pandemia. Estudos Universitários, 37(1/2), 58–70. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249044
Comentário sobre reflexões dos colegas de formação
A velocidade e a capacidade na mudança face aos constrangimentos causados pela pandemia Covid-19 evidenciaram uma vez mais as desigualdades pré-pandemia. Muitos estudos realizados por organizações e investigadores nacionais e internacionais ao longo de várias décadas dão conta da inequívoca existência de desigualdades no acesso à educação e no sucesso escolar, e dos fatores de natureza social, económica, cultural ou organizacional que lhes estão associados, de acordo com o estudo Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade (CNE, 2021, p.47), que cita o estudo Educação em Tempo de Pandemia (CNE, 2021a), que analisa os resultados de um inquérito aplicado pelo CNE, em julho de 2020, aos diretores e professores com funções de coordenação, 80% consideraram que as escolas foram afetadas ou muito afetadas pela insuficiência de recursos dos seus alunos e famílias (cf. subcapítulo 3.1). Nesse mesmo estudo é referido por cerca de 20% dos diretores que mais de 30% dos seus alunos não tinham acesso a dispositivos digitais.
Rodrigues, A. et al. Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade (CNE, 2021)
https://www.dgae.medu.pt/download/institucional/estudo-assembleiarepublica-efeitos-da-pandemia-covid-19.pdf

Glossário - e-Learning
Modalidade de ensino e aprendizagem que pode representar o todo ou uma parte do modelo educativo em que se aplica, que explora os meios e dispositivos eletrónicos para facilitar o acesso, a evolução e a melhoria da qualidade da educação e formação.
Sangrà, Vlachopoulos, Cabrera & Bravo (2011).
Ligação ao Glossário da Universidade do Porto
Imagem criada e editada com IA Canva
Publicado em 05/11/2024
Reflexão Pessoal sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Tema 1
Neste primeiro tema, em que falámos de conceitos e fundamentos, se alguma dúvida havia, ficou evidente o impacto da Covid-19, a nível da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do Ensino em Portugal. Os malefícios da Covid-19 foram uma fonte de dificuldades e constrangimentos, mas também permitiram tornar evidente que havia, no sistema educativo, potencial para tirar partido das tecnologias. Nesta fase de Ensino dito "a Distância" (E@D), a pressão imposta pela necessidade de agir com rapidez, foi um forte constrangimento no que diz respeito à reflexão sobre a ação que estava a ser colocada em prática, muito do que se fez foi feito de forma empírica com base na experiência, conhecimentos e constrangimentos de cada docente e/ou escola.
Este primeiro tema permitiu concetualizar de forma fundamentada os conceitos associados ao ensino que pretende tirar partido da capacidade de comunicação proporcionado pelas TIC, E-learning, b-Learning, bem como perceber o que foi o E@D, que muitos de nós implementámos sem ter tempo de o entender como um Ensino Remoto Emergencial / de Emergência. Para mim esta possibilidade de refletir de forma fundamentada sobre o Ensino Remoto Emergencial foi de uma enorme mais-valia, não só para lidar com os "fantasmas" que ficaram do tempo da pandemia, bem como para melhor entender os efeitos da mesma no sistema de ensino, que perduram no tempo. Ficam também alertas para o futuro, no sentido de que é necessário, por vezes, parar para pensar antes de agir. O momento de paragem não constitui uma perda de tempo, mas sim um tempo de reflexão que conduzirá a uma melhor ação, fundamental para garantir a qualidade do ensino.